Google terá que pagar multa bilionária a União Europeia e Android corre perigo

Multa imposta pela União Europeia pode obrigar a Google a cobrar pelo sistema operacional Android. Por esse motivo, o preço dos Smartphones poderá aumentar. Entenda o caso: notícias acerca dessa punição afirmam que essa multa deriva de uma prática abusiva por parte da gigante dos buscadores, de acordo com a União Europeia, a Google se aproveita do seu sistema operacional Android para garantir o uso do seu motor de buscas, o Google Chrome, o que caracteriza um abuso da sua posição de liderança.

Dessa forma, o modelo de negócios do Android poderá ser ameaçado, obrigando a Google a passar essa conta para os fabricantes de Smartphones. Até agora a empresa não cobra pelo sistema operacional Android, o que o torna gratuito para as fabricantes, se isso acontecer, o consumidor poderá ver os preços dos Smartphones que rodam o sistema operacional Android aumentar. Notícias como essa assustam usuários de plataformas abertas, pois se essa prática se tornar rotineira, veremos um movimento em favor de sistemas proprietários, como afirma o CEO da empresa Sundar Pichai.

De acordo com o site tecmundo, o valor da multa imposta pela União Europeia a Google é de cerca de 4,93 bilhões, o que corresponde a cerca de R$ 17 bilhões, um valor gigantesco considerando o prejuízo a curto prazo, e que pode ser ainda maior ao longo prazo, já que a empresa deverá remodelar o seu modelo de negócio caso essa situação não seja revertida.

O caso exposto acima pode representar o fim da hegemonia da Google em relação ao seu domínio sobre os sistemas operacionais para Smartphones, será que esse fato não pode ser benéfico? Já que pode incentivar o desenvolvimento de novos sistemas operacionais, que até então vinha sendo suprimido pela gigante dos buscadores, ou talvez esse acontecimento só prejudicará o mercado de Smartphones e os seus consumidores?

As respostas para esses questionamentos provavelmente só serão conhecidas ao longo do tempo, até lá a União Europeia, a Google, as fabricantes de Smartphones e sistemas operacionais, além dos consumidores, deverão ser pacientes e esperar pelo fim desse caso polêmico e curioso. Para não perder o desfecho dessa história continue acompanhando às notícias acerca desse assunto.