China tem o maior evento de e-commerce do mundo

Todo mundo gosta de gastar consigo mesmo. Imagina se houvesse uma data especial para promover os gastos que alguém tem com si próprio? Pois é, essa data realmente existe, é conhecida como o Dia do Solteiro, e é comemorada na China, país com mais de 1,3 bilhão de habitantes.

No sábado, dia 11 de novembro, o site Alibaba que origem chinesa divulgou que as vendas feitas no festival de compras que realiza teve uma arrecadação de mais de 24 bilhões de dólares nas vendas pela internet da empresa. Com a campanha do site na China, o Dia do Solteiro se torna um forte festival para atrair compras no e-commerce a nível mundial. As vendas obtidas nesse dia conseguem superar os números registrados pelos dois festivais norte-americanos Black Friday e Cyber Monday.

O Dia do Solteiro foi criado há 10 anos e estimula as compras entre as pessoas que não estão se relacionando com ninguém, como se fosse um presente para si mesmo.

No ano de 2009, o site Alibaba viu a oportunidade que a data festiva gerava e tornou o dia um potencial motivador para elevar o número de vendas online da empresa. Depois de alguns anos, o festival de compras se tornou um dos mais importantes festivais de e-commerce do mundo. Esse tipo de evento traz resultados expressivos que podem verificados nos números de vendas de forma remota, o que estimula ainda mais o comércio nessa época.

As vendas se iniciaram depois de um típico evento com artistas famosos mundialmente conhecidos, como atores e atrizes de Hollywood, músicos e artistas nacionais que confirmaram presença no evento e chamaram a atenção de diversos consumidores da empresa chinesa.

Depois da meia-noite, as compras online começaram. Em menos de 24 horas o Alibaba já registrava mais de US$ 10 bilhões em vendas.

As compras digitais para serem devidamente entregues precisam de um exército de pessoas e robôs que devem empacotar mais de 1,5 bilhões de pacotes para as entregas em até seis dias. Joseph Tsai, cofundador e vice-presidente de conselho da Alibaba, afirma que é um grande dia para a economia do país.